ONG Instituto guia
.
.
.
ong moradia e cidadania
.
.
.
Paulitecplasticos - Progeto de ong destinada a reciclagem Total de visitas: 95605
|
Aterro Sanitário
O aterro sanitário consiste em enterrar o lixo em camadas alternadas de lixo e terra, evitando-se assim o mau cheiro e a proliferação de animais. Na execução de um aterro sanitário, é importante impermeabilizar sua base para evitar a contaminação do subsolo e construir canais de drenagem para os gases e líquidos (chorume) que se formarão.
Os gases, representados principalmente pelo metano, devem ser liberados por meio de chaminés”, podendo ser queimados ou canalizados, de modo a serem aproveitados como combustível. O chorume dever ser conduzido por um sistema de tubos coletores para um reservatório especifico, onde deverá receber tratamento adequado para purificar-se.
[b]Aterros sanitários vs lixões [/b]
Aterro sanitário é o processo de disposição final de resíduos sólidos, principalmente do lixo domiciliar, baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas.
Estas normas e critérios permitem a confinação segura do lixo, em termos de controle da poluição ambiental e proteção ao meio ambiente.
Ao contrário do aterro sanitário, os lixões não atendem nenhuma norma de controle. O lixo é disposto de qualquer maneira e sem nenhum tratamento, o que acaba causando inúmeros problemas ambientais.
|
|